Apresentação
É exponencial a curva de crescimento que a música eletroacústica teve no Brasil no período compreendido entre 1960 e 1990.
No final dos anos 60 menos de cinco compositores brasileiros praticavam aquela linguagem musical e no início dos anos 90 a comunidade eletroacústica brasileira já somava mais de uma centena de criadores.
As novas gerações de compositores que a partir de 1970 ingressaram nos corpos docentes das Universidades, logo plantaram sementes que propiciaram uma rica colheita nos anos 80 e 90: laboratórios, novos cursos e novas mentalidades que consolidaram a nova vertente estética.
A Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, fundada em setembro de 1994 em Brasília, surgiu para unir a comunidade de artistas inovadores que hoje já preenche páginas relevantes de nossa História da Música.
A SBME vem crescendo desde sua criação constituindo-se como órgão representativo que integra a larga comunidade internacional de Música Contemporânea.
Jorge Antunes
Maestro Jorge Antunes fala sobre a História da SBME.
Depoimento gravado para a abertura do IV Encontro Internacional de Música Eletroacústica realizado pela SBME em parceria com a Universidade Estadual do Paraná entre 04 e 06 de abril de 2024, Curitiba – PR