CURITIBA – PR
Ricardo Thomasi
Artista sonoro, instrumentista, produtor, pesquisador.
Professor da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

O Que Ressona do Espectro
Álbum de 2024
1618 – Poéticas da Ressonância
Álbum de 2020
Sobre
Ricardo Thomasi é artista sonoro, instrumentista, pesquisador e produtor musical atuante nas cenas da arte contemporânea, música e tecnologias e educação musical.
É docente do curso de composição e regência da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-Campus I), docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Música e do curso de Pós-graduação lato sensu em Música Eletroacústica: ênfase em composição, ambos também na Unespar. Entre 2019 a 2024 foi docente do curso de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, em 2024, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Em 2022 e 2023 foi pesquisador de pós-doutorado do CNPq e ECA/USP. Possui doutorado em processos criativos pela Universidade de São Paulo (ECA/USP); mestrado em composição musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e graduação em música pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É pesquisador do grupo Núcleo Música Nova (Unespar); coordenador do grupo de estudos EcoMúsicas: sonoridades, tecnologias e ecologia crítica. Sua pesquisa acadêmica tem se debruçado sobre a consolidação de um modelo de ecossistemas artificias, servindo de espaço para problematização de temas como: interatividade musical, escuta e processos de criação, acústica musical, síntese sonora, e desenvolvimento de protótipos para performance de música eletrônica, em amplo senso. Nos últimos anos tem participado de congressos acadêmicos e festivais artísticos de relevância internacional como Internacional Computer Music Conference (ICMC/ICMA), Electroacoustic Music Studies (EMS/De Monfort University), Australian Computer Music Conference (ACMC) e ANPPOM, e publicações nos periódicos Echo Journal of Music, Thought and Technology (Orpheus Instituut), Computer Music Journal (MIT) e Revista Vórtex (UNESPAR).
É diretor artístico do selo de música experimental Arte Estranha. Seus trabalhos artísticos envolvem música experimental; improvisação eletroacústica e audiovisual; performances colaborativas multimídia, vídeo-arte e instalações artísticas interativas, entre outros projetos relacionados com música eletrônica comercial, pop e música brasileira. Ministra cursos, workshops e oficinas para formação continuada e formação técnica em criação musical com tecnologias contemporâneas desde 2015.