Edson Zampronha

OVIEDO – ESPANHA

Edson Zampronha

Professor titular na Universidade
de Oviedo, Espanha.

SITE PESSOAL

Collaging por Grupo Tectum

No recital de abertura do FMCB 4, Grupo Tectum interpreta “Collaging” do compositor homenageado Edson Zampronha.

Curva ao infinito

Curva ao Infinito (2012) for piano and electroacoustic sounds by Edson Zampronha. Luciane Cardassi, piano. January 24, 2013, Rolston Recital Hall, The Banff Centre, Canada.

Sobre

Edson Zampronha é um compositor e artista sonoro que rompe fronteiras ao redefinir a música experimental e a arte sonora por meio de uma expressividade original e de um profundo envolvimento com o público.

Brasileiro radicado na Espanha, suas criações são reconhecidas por sua abordagem inovadora do som e pela capacidade de transformar a experiência de escuta.

Zampronha recebeu importantes prêmios, incluindo dois da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o prestigiado 6º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, pela instalação sonora Atrator Poético, realizada em parceria com o Grupo SCIArts. Em 2017, o IV Festival Brasileiro de Música Contemporânea homenageou sua contribuição à música contemporânea brasileira com um prêmio pelo conjunto da obra.

A música de Zampronha foi encomendada por instituições culturais renomadas, como o Museu de Artes Aplicadas de Colônia (Alemanha), a Fundação Osesp (Brasil), o Centro Mexicano para a Música e Artes Sonoras (CMMAS – México), a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea (FUNARTE – Brasil), entre outras.

Suas obras já foram apresentadas em grandes palcos internacionais, como o Auditório 400 do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri), o CBSO Centre (Birmingham) e a Sala São Paulo (Brasil).

Com mais de 100 composições que abrangem música eletroacústica, orquestral, banda sinfônica, ópera, coro, instalação sonora, música de câmara e trilhas para cinema, a arte de Zampronha é tão diversa quanto influente. Sua música está presente em quatro álbuns dedicados exclusivamente às suas composições, além de integrar diversos outros lançamentos.

Além de suas criações artísticas, é autor do livro Notação, Representação e Composição, editou cinco volumes sobre música, publicou diversos artigos acadêmicos. Zampronha é professor titular na Universidade de Oviedo, Espanha.