Doriana Mendes

RIO DE JANEIRO – RJ

Doriana Mendes

Professora de canto na UNIRIO

SITE PESSOAL

Perspectivas Sonoras 2022: Evoe María

El concierto online EVOÉ Maria! presenta una propuesta para la creación de quatro obras electrovocales para voz solista y soporte electroacústico.

Daniel Quaranta y Doriana Mendes – Helena e seu ventríloquo

Perspectivas sonoras 2021 – 15 aniversario Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS)

https://soundcloud.com/2dbduo/sobre-um-conto-de-borges
Sobre

Professora de Canto na UNIRIO, Adjunto IV, vinculada ao Departamento de Canto e Instrumentos de Sopro, atua na graduação e na pós (PPGM e PPGAC). Cantora, atriz e bailarina, natural de Bauru (SP).

Doutora e Mestre em Música pela UNIRIO. Bacharel em Canto na classe de Eliane Sampaio pela mesma instituição. Em sua tese discutiu “O Discurso Não-Semântico na Música Eletrovocal” através de obras de Luciano Berio, Leo Kupper e Trevor Wishart. Em seu mestrado obteve bolsa do CNPq e da FAPERJ, desenvolvendo pesquisa sobre o intérprete contemporâneo.

É membro fundador da ABRAPEM (Associação Brasileira de Performance Musical).

Foi professora de canto na Escola de Música da UFRJ (2006/2007 e 2010).

Realizou o VI SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música) na função de presidente da comissão organizadora, em novembro de 2020, em sua primeira versão totalmente online com enorme êxito no meio acadêmico, através do apoio da CAPES.

Convidada da mostra Perspectivas Sonoras 2022 pelo Centro Mexicano de la Música y las Artes Sonoras (CMMAS) com o concerto inédito online Evoé Maria! apresentando quatro novas obras eletrovocais inspiradas na obra da artista plástica Maria Martins.

Estreou em 2019 a ópera eletroacústica “Helena y su ventríloquo” no Festival MUSLAB (México-DF), lançada como ópera-filme no XVII Festival Visiones Sonoras (2021), realizado online pelo CMMAS.

Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1a edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE.

Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México, New York (EUA) e em todos os estados do Brasil.

Com o Duo Laguna obteve o 1o prêmio no Concurso Souza Lima 1999 e foi solista do Calíope, Prêmio Carlos Gomes 2002.

Realizou em 2011/2012 junto ao Quarteto Colonial mais de 100 concertos na tournée Sonora Brasil-SESC, a maior série de circulação de música nacional. Sua discografia conta com mais de 20 CDs publicados.