RIO DE JANEIRO – RJ
Alexandre Fenerich
Professor adjunto da Instituto Villa-Lobos (UNIRIO)

Sobre
Compositor e sound designer, é Doutor em Musicologia pela USP com pesquisa sobre a relação entre música concreta, intimidade e voz. Trabalha com composição musical sobre mídias digitais, com foco em live eletronics, espacialização aural e performances audiovisuais ao vivo. Participou de projetos internacionais como compositor e sound designer na Alemanha, em Portugal e no Brasil, além de diversos festivais de música e artes digitais como: Festival Ibrasotope, Live Cinema, Bienal de Música
Contemporânea Brasileira, Bienal Música Nova de Curitiba, Festival Villa-Lobos (RJ), ZKM (Alemanha), Münchener Bienalle, Futura (França), Berliner März Musik. Trabalhou com Tato Taborda em seu multi-instrumento Geralda e realizou a espacialização sonora da ópera A Queda do Céu, que contou com récitas em Munique, Viena e São Paulo.
Atuou junto a Giuliano Obici no Duo N-1, centrado em experimentações sonoras e audiovisuais, com o qual já participou de diversos festivais no Brasil e na Alemanha.
Foi membro do grupo de criação musical colaborativa Personna, com Fernando Iazzetta, Rodolfo Caesar e Lilian Campesato. Ganhou diversos prêmios e editais com seu trabalho, como o Prêmio Funarte de Composição Clássica (2005).
É professor adjunto do Instituto Villa-Lobos da Unirio e membro do Programa de Pós-graduação em Música da mesma universidade, do qual foi coordenador de 2020 a 2021.
Foi bolsista pelo edital Capes-Humboldt para pesquisador experiente em 2019-2020 desenvolvendo trabalho de pesquisa na Universität der Künst, Berlim.
Teve a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj com projeto de consolidação de um acervo digital em música eletroacústica e experimental do Rio de Janeiro dos anos 1960 até 2010.
Atua com o grupo Acorda! Coletivo de Música como flautista, arranjador e compositor e no Coletivo Revoada como compositor e laptosista.